Humanização

Programa de Humanização

Desde o inicio de suas atividades, a Rede Assistencial Butantã sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito.

Seguem as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS implementada a partir de 2003 pelo Ministério da Saúde.

Acolhimento com Classificação de Risco: O atendimento nas AMA´s, seguindo a preconização do Ministério da Saúde e Programa Nacional de Humanização adota a classificação de risco para o atendimento.

A classificação de risco tem por objetivo avaliar e encaminhar os pacientes para diferentes áreas, conforme a gravidade do caso.

Emergência: Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências.

Urgência: Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com a terapêutica  de estabilização iniciada. 

Médio risco: Destinada a pacientes não críticos em observação.

Baixo risco: Destinada a pacientes não críticos em observação.

Horta Vertical – UBS Malta Cardoso : confira a imagem abaixo: 

 

Ambiência: Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

A Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde do Butantã tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.